Vamos Bebendo!

Dicas de vinho com ótima relação preço-qualidade que custem até R$ 50,00! (De vez em quando passa um pouquinho mas não tem problema, é por uma boa causa).

My Photo
Name:
Location: Rio de Janeiro, RJ, Brazil

Jornalista / Redator Web paulistano radicado no Rio de Janeiro.

Thursday, October 26, 2006

Porto Comenda Ruby



Nome comercial: Porto Comenda Ruby
Produtor: Poças Junior
Tipo: Porto
Região: Douro (Portugal)
Álcool: 19%
Preço: R$ 34,80 (750 ml) e 17,00 (375 ml) (www.paodeacucar.com.br)

Para comemorar os 250 anos da demarcação da primeira região vinícola do planeta, o Douro, em Portugal, feita pelo glorioso (e, provavelmente, vascaíno), marquês de Pombal, vamos indicar o principal expoente da região (na verdade, de Portugal): o vinho do Porto.



Sim! Ele mesmo! Eu, legítimo Guimarães, estou festejando duas vezes! Não só pelo pioneirismo dos meus ascendentes lusitanos, mas pelo fato de o Porto ter sido o grande revelador da minha paixão pelo vinho e o responsável pela minha iniciação neste mundo.

É verdade! E na esperança de que ele também seja a porta de entrada para outras pessoas, fomos atrás de um Porto que aliasse a qualidade que buscamos nesta coluna com o nosso limite de preço. Ou seja, um Porto de ótima relação preço-qualidade. E achamos! (tchu-tchin!)



Trata-se do honestíssimo Comenda, uma exclusividade do Pão de Açúcar (o supermercado, não o bondinho). Pelo que vi, lançaram três tipos: Branco, Ruby e Tawny. Nós optamos pelo Ruby, mais jovem, de coloração escura, bom corpo, grande presença de frutas e algo de madeira. Ele é equilibrado lá em cima, em virtude dos 19% de álcool e da doçura peculiar, e, se levemente esfriado, apresenta um frescor bastante agradável. Ideal para quem deseja dar os primeiros passos pelo Porto. Se preferirem, tem até uma meia botellinha de 375 ml pela metade do preço. Aí não tem desculpa, é sapecar e se esbaldar.


Tenho certeza de que se o nosso glorioso Infante Dom Henrique, o Príncipe do Atlântico, quando permaneceu 44 dias em Cananéia, em 1532, pudesse comprar o Comenda Ruby no Pão de Açúcar (sim, naquela época já havia Pão de Açúcar por aquelas bandas), ele ficaria por, no mínimo, mais 44 dias. Só bebericando vinho do Porto, curtindo o sol na Ilha Comprida, mergulhando no Marujá com o saudoso Bento, comendo as famosas ostras locais e festejando no "Maráta". Sensacional! Já fizemos muito isso! Não é não, Fafau? O que recomendas para ouvirmos com este Porto?


Dica do Fafau – Harmonizando com música
por Rafael Cury (músico e redator publicitário)

Ora pois, Pueblo, não tenho sobrenome português, mas trago comigo um Penha que é espanhol. Então posso comemorar também, pois possuo raízes na Península Ibérica. Além disso, andei muito pelas bandas de Cananéia, o que me confere certa fidalguia! Imaginem a cena: todos em pé, o Infante Fafau está descendo da balsa.

Enfim, saudosismos à parte, vamos à música. Tenho certeza de que o som perfeito para o Comenda precisa ser de origem lusitana. Porém, levando em conta o frescor do vinho, as frutas, talvez um sotaque tupiniquim caia bem. Pensei, pensei e bingo!



Escolhi como trilha sonora o álbum A Música em Pessoa. Lançado pela primeira vez em 1985, data marcada pelos cinqüenta anos de morte de Fernando Pessoa, este é um exemplo de casamento perfeito entre a poesia portuguesa e a canção brasileira.

São 15 poemas, musicados por alguns dos principais compositores do nosso país: Antonio Carlos Jobim, Francis Hime, Edu Lobo, Milton Nascimento, Sueli Costa, Arrigo Barnabé, Dori Caymmi, entre outros. Só gente grande! Perfeito para um Porto, bebida também de gente grandíssima (é, meu amigo, se você não gosta ainda não é gente grande).

Então vamos lá, beber logo o Comenda! E se você acha que Fernando Pessoa, heterônimos, poesia, tudo isso é assunto de vestibular, lamento. Você acaba de tirar nota zero na matéria "As Melhores Coisas da Vida".

Estamos a bebeire, estamos a escutaire!

2 Comments:

Blogger Tiago Carvalho said...

Fala Pablito e Fafau! Parabéns pelo novo blog. Sucesso. Abraço.

tibs

11:41 AM  
Blogger Tiago Carvalho said...

Fala Pablito e Fafau! Parabéns pelo novo blog. Sucesso. Abraço.

tibs

11:41 AM  

Post a Comment

<< Home